Olá amigos e todos que sempre acompanham minha trajetória política. Esse BLOG tem o objetivo de trazer alguns artigos, notícias e pensamentos sobre a política Piracicabana, Paulista e Nacional, assim como ajudar na divulgação de assuntos que envolvam o PSB, partido do qual sou presidente em Piracicaba.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Nossa água, nossa responsabilidade.

Ano após ano a data do dia 22 de março ganha importância e destaque nos veículos de comunicação nas escolas e nas empresas. O dia Mundial da Água se torna pauta, tema de aulas e atividades extraclasse e de atividades corporativas de conscientização e responsabilidade ambientais. Enfim, um avanço, pois estamos discutindo e agindo, mesmo que ainda timidamente, quanto à necessidade de preservação da água potável no planeta.

O que antes parecia-nos um tema distante, agora integra o dia a dia da população e, principalmente para os que nasceram entre as décadas de 60, 70 e 80, começam a ser instruídos por seus filhos, muito melhor orientados e conscientes dos efeitos da falta de cuidado com os recursos ambientais que as a gerações anteriores tiveram.

Piracicaba, que sempre teve sua vida diretamente ligada á água, ao Rio Piracicaba, que nos anos 80 esteve na vanguarda da defesa de um rio (com um manifesto popular que se tornou conhecido em todo país) precisa de avanço, pois atualmente apenas 30% do esgoto produzido da cidade são tratados. Um índice que alarma ao se imaginar o impacto destes resíduos nos rios. E ainda o índice é positivo, pois a média nos municípios da bacia do rio Piracicaba é de 16%. Estes índices, do Consórcio das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, são acentuados ainda pela preocupação de que Piracicaba, que tem o melhor índice, está há dez anos sem avanços para ampliar o percentual de esgoto tratado antes de chegar aos rios.

Enfim, há várias ações educativas no rumo certo, principalmente na iniciativa privada, preocupada em conscientizar seu público interno quanto às necessidades ambientais. Em Piracicaba, especialmente, que vem sendo presenteada com muitas obras no campo estrutural e paisagístico, talvez fosse importante avaliar a prioridade de investimentos, mesmo que o resultado de obras na área ambiental não tenha a mesma visibilidade que as demais que vem sendo realizadas.

Nenhum comentário: