Olá amigos e todos que sempre acompanham minha trajetória política. Esse BLOG tem o objetivo de trazer alguns artigos, notícias e pensamentos sobre a política Piracicabana, Paulista e Nacional, assim como ajudar na divulgação de assuntos que envolvam o PSB, partido do qual sou presidente em Piracicaba.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Juão Érma

Hoje, 8 de maio, será um dia inesquecível para a família Herrmann, minha família. Receberemos da cidade, através da Câmara e da Prefeitura, a homenagem a um homem público que sempre esteve à frente de seu tempo, João Herrmann Neto. Juão Érma, para boa parte dos piracicabanos.

Lá se iam mais de 40 anos de vida pública reconhecida por muitos e, principalmente, por aqueles que podem até errar na pronúncia do seu esquisito nome de origem alemã, mas não erram na hora de contar uma a uma as passagens de João pelas suas vidas.

Ele era folclórico, intenso, sabia o que queria e onde poderia chegar. Embora suspeito para dizer isso, não tenho dúvidas que figurava no rol dos mais influentes políticos da nação. Ao mesmo tempo, carregava consigo o mesmo jeitão de sempre, entrando na casa das pessoas indistintamente, pegando o frango da panela e bebendo um gole da pinguinha no copo de fim de semana do trabalhador.

Meu pai era uma figura, no sentido literal da palavra. Não havia por onde passasse sem deixar sua marca, suas palavras, seus princípios. Por vezes truculento, foi dos políticos mais polêmicos que Piracicaba já teve, mas também por essa razão, respeitado e admirado.

Tinha fama de ser atrasado, como se os compromissos políticos assim não fossem em sua maioria. E quando chegava a um evento, autoridades já à mesa, tinha sempre o que vibrava e o que punha as mãos na cabeça.

Não tinha trava na língua, mas nunca ouvi uma palavra sua, em público, eivada de maldade. Passava os seus recados e broncas nos políticos locais, como um pai chama a atenção dos filhos. Gostava de todos, sem exceção. Brigava com alguns, é verdade, mas sempre no campo das ideias e em prol do que acreditava.

Humilde, JHN não se importava com boatos, rumores ou acusações. Sempre respondeu a todos e, de cabeça erguida, nos deixou sem aviso, ceifando um longo e próspero trabalho que ainda estava por vir.

Ficou a saudade. Das lutas, dos discursos, dos tapões “quebra-costelas”, das brincadeiras, do sorriso.

Esse era o político João, eternizado agora num dos lugares que mais gostava da cidade, o Parque da Rua do Porto. Construído que foi na sua gestão enquanto prefeito de Piracicaba, com os destroços de uma das mais aterradoras tragédias da história da cidade, o edifício Comurba, leva agora seu nome. Se o lago é em forma de “J”, que seja. Todo prefeito, daqui para frente, ao olhar do gabinete do Centro Cívico, lembrará do alicerce visionário deixado pelo ex-colega João, edificado com democracia participativa e muita coragem, ingredientes necessários para o desenvolvimento econômico e social da cidade a partir dali.

O João pai, avô, companheiro, deixa um vazio imensurável. O parque hoje o preenche, possibilitando andarmos sempre ao seu lado, pelo caminho de seus valores.

Obrigado Piracicaba.

Nenhum comentário: