Olá amigos e todos que sempre acompanham minha trajetória política. Esse BLOG tem o objetivo de trazer alguns artigos, notícias e pensamentos sobre a política Piracicabana, Paulista e Nacional, assim como ajudar na divulgação de assuntos que envolvam o PSB, partido do qual sou presidente em Piracicaba.

terça-feira, 20 de julho de 2010

O servidor e o sucesso de um governo

Os servidores públicos, sejam municipais, estaduais ou federais, receberam ao longo do tempo o estigma de funcionários inaptos, inoperantes e improdutivos. Imagem acentuada por novelas, seriados e também por alguns exemplos realmente negativos no meio. Mas em que setor não existe um profissional que deixe a desejar?
 
Desde o início da organização da minha campanha a deputado federal, e até pela minha experiência como presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, tenho uma convicção: trabalhar contra a opinião generalizada de que servidor público tem qualidades aquém das desejáveis, por conquistar seu cargo através de concursos muitas vezes realizados sem considerar os aspectos tecnicos das funções.

Discordo totalmente e tenho minhas razões. Quando fui eleito presidente da Câmara uma de minhas primeiras preocupações foi olhar para os servidores e enfrentar o que muitos antes de mim preferiram ignorar, por não ser uma ação popularmente simpática: fiz a reforma administrativa, reorganizei funções, promovi concurso público para ocupar as funções antes loteadas por estagiários e institui um programa eficiente de estágios. Meu objetivo era garantir que o servidor, que há anos permanecia na mesma função e sem valorização, tivesse retribuído seu esforço e, após estas ações, o que se vi foi um Legislativo tecnicamente mais produtivo e satisfeito.

É um pequeno exemplo para demonstrar minha certeza de que o servidor é a peça chave do sucesso de qualquer governo ou Legislatura. Por isso inclui nas minhas propostas como deputado federal, caso seja eleito, o "Programa Melhor Prefeitura" para se trabalhar. É possível que eu encontre resistência, mas alguém tem dúvidas de que os funcinários da nossa Caterpillar orgulham-se de integrar a empresa que todos os anos figura nas publicações especializadas como uma das corporações mais desejadas para se trabalhar? Será que é coincidência ela ser uma das empresas mais bem sucedidas do mundo?

Eu aprendi, bem cedo, quando um prefeito de sobrenome Herrmann concedeu 100% de reajuste aos servidores municipais de Piracicaba, que valorizar o trabalhador é o caminho para ter o melhor serviço ao cidadão. E acredito nisso.

Nenhum comentário: